top of page

LabKosop inicia projeto inovador junto ao HAC e multinacional norte americana.

A resistência microbiana é uma das maiores emergências em saúde pública no mundo todo. Acelerada pelos efeitos da pandemia da COVID-19, o desenvolvimento de resistência aos antibióticos pelos principais germes causadores de infecção ameaça ser a principal causa de morbi-mortalidade no mundo até 2050. Atualmente já existem infecções em que não há mais opção terapêutica eficaz disponível, já que o desenvolvimento de novos antibióticos é muito mais lento que a velocidade com que as bactérias, fungos, vírus e outros agentes infecciosos desenvolvem resistência a esses fármacos. Por isso, as instituições de saúde são peças-chave na implementação do uso racional de antimicrobianos. Um Programa de Stewardship em Antimicrobianos (ASP na sigla em inglês) é um programa coordenado que promove o uso apropriado de antimicrobianos, melhora o desfecho clínico na assistência, reduz a resistência microbiana e a disseminação de infecções por germes multirresistentes. Apesar de sua interface com os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIHs) já presentes nas instituições de saúde, um ASP opera de forma independente. Seus elementos fundamentais são o profissional médico infectologista e um farmacêutico clínico, com importante colaboração do Laboratório de Microbiologia, utilizando e produzindo dados em tempo real que orientam a todos os envolvidos na prescrição racional de antimicrobianos.

Em uma parceria inovadora entre o Hospital Angelina Caron (HAC), o LabKosop e a multinacional americana de tecnologia médica que fabrica e vende dispositivos médicos Becton Dickinson (BD), foi lançada a pedra fundamental do ASP no Hospital Angelina Caron.



Nessa primeira visita, a equipe de consultores visitou os principais setores envolvidos com a implementação do ASP na instituição com o objetivo de realizar o diagnóstico inicial e identificar os pontos-chave para a implementação e operacionalização do programa. O papel da BD foi investir na implementação do projeto através da contratação da equipe de consultoria em Stewardship de Antimicrobianos: consultores com mais de 14 anos de experiência acumulada nesse tipo de projeto e que já oferecem esse serviço em diversos hospitais brasileiros.



Parceiro de longa data da BD no setor de Microbiologia, o LabKosop teve papel fundamental na viabilização e execução do projeto, uma vez que a seleção do hospital por parte da BD só foi possível graças a essa parceria sólida, pela atuação proativa da Microbiologia junto à equipe assistencial do HAC e pela visão do laboratório de enxergar-se como player fundamental no fomento ao uso racional de antimicrobianos.

Kommentare


bottom of page