top of page

Exame Toxicológico: guia completo para você tirar todas as suas dúvidas

A LabKosop conta com estrutura de ponta há mais de 40 anos, sinônimo de experiência para realizar o seu exame toxicológico com segurança e confiabilidade. Clique aqui e agende na unidade de Colombo ou Campina Grande do Sul.





Sumário:



1. O que é e para que serve o exame toxicológico?


O exame toxicológico é um teste específico realizado para verificar a presença de substâncias psicoativas (drogas), ou seja, que alteram o estado mental da pessoa, no organismo de motoristas profissionais, especialmente aqueles que estão se submetendo ao processo de renovação ou obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.


Este exame tem como objetivo identificar o uso contínuo de drogas ilícitas pelo motorista. É feita uma análise capaz de detectar o uso em um período retroativo, mínimo de 90 dias, por isso é chamado de exame de larga janela de detecção.


2. Quem tem que fazer o exame toxicológico com a nova lei?


Exame toxicológico para motoristas CNH com C, D e E.


Também serve para alguns casos específicos como: Admissão e demissão, renovação da CNH das categorias citadas.


3. Como funciona o exame toxicológico?


a. Formas de realizar o exame


O exame é feito através da coleta de pelos corporais ou fios de cabelo da pessoa. O material a ser utilizado é definido no momento da coleta pelo coletador com base na presença ou não de cabelo e/ou pelos em quantidade e tamanho suficientes para a realização do exame.


b. Como devo me preparar para a coleta?


Não precisa se preocupar, não tem nenhuma preparação, essa coleta não é invasiva e é indolor. Precisa apenas ter amostra de Cabelo ou Pelo Corporal com o tamanho e quantidades mínimas. Mas, não extrapole na quantidade de gel, creme ou desodorante.


c. O que não pode fazer antes do exame toxicológico?


É contra indicado cortar os cabelos e/ou fazer depilação corporal pois pode inviabilizar a coleta e consequente realização do exame.


d. Como é feita a coleta?


Será coletado dois chumaços da mesma região do corpo (matriz), não podendo misturar. A preferência é para cabelo, axilas, tórax, braços, pernas e pubianos – nesta ordem. Não pode ser coletado pelos de áreas que você depilou recentemente. Caso não atenda essas exigências, infelizmente não será possível fazer o exame. Serão coletadas duas amostras.


e. Porque são coletadas duas amostras?


A legislação garante ao doador o direito à contraprova, dessa forma é necessário que seja coletado material para preencher dois envelopes. O ENVELOPE A para análise da PROVA e o ENVELOPE B para análise da CONTRAPROVA.


f. Qual a janela de consumo de droga o exame é capaz de detectar?


Podem ser detectada o consumo de drogas em um período que pode variar entre 90 dias (para coleta de cabelos) a 180 dias (para coleta de pelos) antes da realização do exame.


g. Qual o tamanho necessário do cabelo ou pelo corporal para realizar o exame?


É necessário 3,5 cm de cabelo ou 1 cm de pelo corporal. Menos que isso não será possível a realização do exame.


h. Não tenho cabelos ou pelos suficientes. O que fazer?


Para fazer esse exame você necessitará de cabelos ou pelos com quantidade e tamanhos mínimos para análise e caso não atinja a quantidade mínima suficiente, deverá aguardar o crescimento deles para realização de nova coleta.


i. Quais drogas são pesquisadas no exame toxicológico?


As drogas pesquisadas são aquelas previstas na legislação vigente. Os principais exemplos são: Anfetaminas, Maconha, Cocaína, Opiáceos( morfina) e Mazindol.


j. Drogas não pesquisadas no exame toxicológico


São elas: anabolizantes, esteróides, efedrina, fenfluramina, ritalina, reptifuel e terma pró.


k. Como as substâncias são detectadas?


O cabelo cresce a uma taxa constante de 1 cm por mês. Analisando segmentos capilares, pode-se obter um perfil integrado do uso de substâncias ao longo do tempo.


Demora cerca de 5 dias para que o cabelo cresça da raiz até estar disponível para detecção. À medida que o cabelo cresce e novas doses são ingeridas, ele registra a história de consumo ou abstinência de substâncias. Isso torna a análise capilar útil para identificar tendências no hábito de uso de substâncias psicoativas.


l. Porque o exame é realizado com cabelo ou pelo?


O principal motivo para analisar o consumo de substâncias psicoativas ao longo de um período prolongado é que, no caso do cabelo e pelos corporais, a detecção pode abranger meses, o que contrasta com outros exames toxicológicos.


Por exemplo, o teste de saliva detecta em média retroativamente 72 horas, o de urina abarca os últimos 5 dias e o de sangue identifica as substâncias consumidas nas últimas horas, podendo chegar até um dia em alguns casos.


Além disso, outro motivo é o procedimento de coleta não invasivo e realizado com materiais descartáveis, garantindo rastreabilidade e segurança na presença do doador.


m. Tinturas, shampoos ou químicas podem interferir no resultado do exame toxicológico?


As tinturas, xampus, cremes, gel, spray, fixadores e processos químicos para alisamento não alteram o resultado do exame, porém, eles podem dificultar o processo de manuseio da amostra no laboratório, e se isso acontecer poderá ser necessário uma nova coleta.


n. O que é recoleta do exame toxicológico?


Caso a primeira coleta apresente alguma inconsistência que prejudique ou invalide a análise, solicitamos que seja feito um novo processo de coleta, sem nenhum custo adicional. Neste novo procedimento, serão coletadas duas amostras da mesma região: uma para o ENVELOPE A e outra para o ENVELOPE B.


o. Quando devo realizar o exame toxicológico para CNH?


O Exame Toxicológico deverá ser realizado pelos condutores das categorias C, D e E, nas seguintes hipóteses:


1. Adição de categoria;

2. Mudança de categorias;

3. Renovação de CNH;

4. Periódico.


É indicado que o condutor/doador realize a coleta do exame toxicológico com antecedência da data de vencimento constante em sua CNH DIGITAL, evitando possíveis penalidades.



4. Possíveis resultados do exame toxicológico


Se o resultado do exame for positivo para alguma substância, acarretará o bloqueio automático da CNH para qualquer procedimento administrativo (habilitação/renovação/mudança de categoria e periódico), pois o DETRAN é comunicado automaticamente já no momento da coleta.


Assim, o paciente deverá aguardar um período de 90 dias ou realizar novo exame toxicológico a qualquer momento, obtendo resultado negativo para ser liberado da suspensão


5. Quanto tempo demora para sair o resultado? Onde e como acompanhar o resultado do exame?


O prazo para entrega do resultado varia de 3 à 15 dias úteis, caso não haja nenhum problema na coleta ou não seja solicitada a contraprova. O resultado do exame poderá ser acompanhado em nosso site, na aba resultados, com a senha senha de acesso. Caso tenha perdido a senha, entre em contato conosco.


6. Quanto custa o exame toxicológico?


Varia conforme a finalidade do exame. Consulte nossa equipe no whats em 41 9992-0252 ou ligue para 41 4042-6275


7. Documentos necessários para realização do exame


Qualquer documento de identificação oficial é o suficiente, mas preferencialmente a própria CNH pode ser utilizada.


8. Toxicológico Periódico: quem precisa fazer?


a. Penalidades para quem não realizar o toxicológico periódico


Elas podem variar entre: impedimento da renovação da CNH, Multa e pontuação na CNH, medida administrativa ou impedimento e realizar atividade profissional.


b. Quando se verifica se o motorista realizou ou não os exames toxicológicos periódicos?


Você pode consultar essas e outras informações no site do DETRAN do seu estado através do RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados), que é um sistema que armazena todas as informações do condutor e os dados da carteira de motorista, incluindo também registros de aspirantes a condutores e ex-condutores do país.


c. O Exame Toxicológico Periódico pode ser realizado pelo SUS?


Esse exame não possui cobertura pelo SUS, apenas mediante pagamento.



9. Dúvidas Frequentes sobre o Exame Toxicológico


a. O exame toxicológico é obrigatório pelo DETRAN?


Todos aqueles que possuem habilitação das categorias C,D,E são obrigados a realizar o exame.


b. Posso contratar um funcionário com exame toxicológico positivo?


Não é recomendado realizar a contratação de um funcionário com resultado positivo, mas não é proibido.


c. Posso fazer o exame toxicológico pela urina ou pelo sangue?


Como as drogas pesquisadas são eliminadas rapidamente da urina e do sangue, elas não podem ser usadas para esse tipo de exame, já que a janela de deteção é de 90 dias.


d. Os remédios controlados são identificados no exame toxicológico?


Dependendo de qual medicação você utiliza, ele pode ser detectado. Por isso é importante que você sempre tenha as prescrições que comprovem a necessidade do uso de tais medicações.


e. O exame toxicológico detecta álcool e cigarro?


Não, essas substâncias não são detectadas pelo exame pois são eliminadas rapidamente do corpo e não se depositam nos fios de cabelo como as demais.


f. É possível o resultado sair como falso-positivo?


Teoricamente sim, mas apenas em casos de: Contaminação da amostra, erro no processamento da amostra, interferência por uso de medicamentos ou fatores externos.


Visando eliminar ao máximo esses casos, o laboratório passa por rigorosos controles de qualidade além de, no momento da coleta, a amostra ser dividida em dois envelopes, sendo que um deles é uma contraprova que pode ser utilizada justamente em momentos como esse de dúvida quanto ao resultado.


10. Conte com a Labkosop para realizar seu Exame Toxicológico


A LabKosop facilita o atendimento para os pacientes que desejam ou precisam realizar exames laboratoriais, disponibilizando o serviço de Coleta Móvel para Curitiba e Região Metropolitana.


Para agendamento ou esclarecimentos, contate nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp (41) 99992-0252 ou pelo telefone fixo: 4042-6275.



Comments


bottom of page