top of page

ISTs: como cuidar de você e do seu parceiro.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos ou protozoários, e como o nome já diz, são transmitidas de maneira prioritária por contato sexual. Eventualmente, também podem ser transmitidas por contato sanguíneo, e da mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.


As ISTs ocorrem com frequência na população e estão entre os dez principais motivos de procura pelos serviços de saúde, segundo a OMS. As principais são a sífilis, gonorreia, clamídia, herpes, candidíase, HIV, HPV e hepatite B.


Elas podem ser sintomáticas - quando há presença de feridas, verrugas ou secreção - e assintomáticas, quando não há presença de sintomas aparentes. A Clamídia, por exemplo, não apresenta sintomas em até 80% das infecções.


Mesmo sem a presença de sintomas, a infecção pode ser transmitida e levar a graves complicações, por isso é fundamental o seu rastreamento mesmo em pessoas aparentemente saudáveis, que possuem vida sexual ativa.


PREVENÇÃO

Quando falamos em saúde sexual, uma regra não muda: é de vital importância seguir as orientações sobre a prática do sexo seguro, através do uso de preservativos. É fundamental também consultar regularmente seu médico para avaliar suas condições de saúde.


O QUE FAZER EM CASO DE RELAÇÕES SEXUAIS DESPROTEGIDAS?

O LabKosop preparou um vídeo para explicar como proceder após o contato sexual de risco, você pode conferi-lo no link abaixo:


Dr. Ricardo Kosop, infectologista e Diretor Médico do LabKosop orienta sobre como proceder em caso de relações sexuais desprotegidas.


DIAGNÓSTICO

O laboratório de análises clínicas pode contribuir para o seu diagnóstico através de exames de detecção de ISTs.


CONTE COM O LABKOSOP PARA REALIZAR SEU CHECK-UP IST

O LabKosop facilita o atendimento para os pacientes que desejam ou precisam realizar exames laboratoriais, disponibilizando o serviço de Coleta Móvel para Curitiba e Região Metropolitana.


Para agendamento ou esclarecimentos, contate a Assessoria Médica e Científica do LabKosop pelo WhatsApp (41) 99992-0252.

bottom of page