top of page

Qual teste de Covid-19 devo fazer?

Atualizado: 15 de set. de 2021


A testagem para Covid-19, aliada à vacinação e aos protocolos de segurança, tem sido uma das principais armas dos países bem sucedidos no combate à pandemia. Contudo, mesmo após quase dois anos de enfrentamento do coronavírus, é comum existir dúvidas entres os pacientes sobre quais são os testes indicados para cada situação.


Sabendo disso, a equipe do LabKosop elaborou esse guia rápido e introdutório ao tema.

Existem 4 principais exames para detecção de Covid-19, com diferentes metodologias e janelas específicas de realização. Caso um paciente com suspeita de Covid-19 realize o exame fora do período indicado para determinada metodologia, o resultado pode apontar um falso negativo (exame não reagente na presença da doença) ou falso positivo (exame reagente na ausência da doença). Um caso de falso negativo, por exemplo, pode fazer com que uma pessoa infectada continue espalhando o vírus (acreditando que não está contaminada) e ainda deixe de receber o tratamento adequado, podendo inclusive acarretar em um agravamento do quadro clínico de saúde.


Isso se mostra potencialmente perigoso, especialmente com o surgimento das variantes do coronavírus, e pode impactar diretamente na velocidade de contaminação populacional e disseminação das novas cepas


Nesse cenário, o suporte oferecido pelo laboratório de análises clínicas é fundamental para o diagnóstico correto da doença.


QUAL EXAME DEVO FAZER?

VEJA O QUADRO COMPARATIVO ENTRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS

Exame IgG Anticorpos Neutralizantes contra Covid-19 avalia resposta vacinal.

O LabKosop realiza o exame que tem como objetivo identificar se a pessoa já foi infectada em algum momento da vida ou se já está imunizada após tomar a vacina. Seu diferencial em relação ao teste IgG empregado anteriormente é que ele permite quantificar o nível de anticorpos que são de fato protetores contra uma nova infecção. Saiba mais nessa matéria especial.



PESQUISA DE ANTÍGENO OU RT-PCR?


A Organização Mundial de Saúde indica o RT-PCR como exame padrão. Em termos clínicos, a Pesquisa de Antígeno apresenta o mesmo nível de eficiência e aplicabilidade: as janelas de realização e métodos de coleta são os mesmos. A diferença está no procedimento: enquanto o RT-PCR detecta a carga genética do vírus (RNA viral) através de técnicas de Biologia Molecular, o Exame Antígeno detecta partes (antígeno) do vírus no organismo do indivíduo, por técnicas de imunofluorescência. Outro diferencial é que, enquanto os resultados de RT-PCR podem demorar dias para ficarem prontos devido à alta demanda, o Antígeno sai em até 24h. Isso, somado ao fato de ter um custo inferior, a confiabilidade do resultado (pois há alta correlação com o exame de RT-PCR, >84-85%), e a experiência de sucesso em países que utilizaram esse teste dentro de sua estratégia de controle da pandemia, como a Coreia do Sul, faz da Pesquisa de Antígeno uma alternativa viável aos pacientes.


O LabKosop realiza os quatro tipos de exames para detecção do Covid-19. O laboratório tem atendido os pacientes tanto na própria matriz, anexa ao Hospital Angelina Caron, quanto pelo serviço de Coleta Móvel, que cobre a área de Curitiba e região metropolitana. Para agendamento ou esclarecer dúvidas com nossa Assessoria Médica e Científica, entre em contato pelo Whatsapp (41) 99992-0252.

bottom of page